Muitas mulheres relatam sentirem desejos estranhos na gravidez, ou mesmo vontade de comer algumas delícias que são, na verdade, pouco saudáveis. Nesses casos, algumas vezes o jeito é ficar na vontade. Mas, se o desejo for de tomar açaí, as grávidas podem ficar tranquilas!
Acontece que o açaí é um alimento nutritivo e seguro para a gestação, sendo uma ótima forma de compor uma alimentação saudável ao longo de todos os nove meses e, também, ao longo do período de amamentação.
Durante a gravidez, é principalmente por meio da ingestão de alimentos saudáveis e nutritivos que a mulher consegue garantir as reservas biológicas necessárias ao parto, pós-parto e lactação. Também é a melhor maneira de ter um ganho de peso dentro dos parâmetros nutricionais pré-gestacionais adequados.
Tanto a mãe quanto o bebê se beneficiam de um cardápio equilibrado que inclui o açaí como alimento, pois as suas propriedades previnem vários problemas de saúde, como diabetes, anemia, tonturas, além de gerar mais saciedade. Seu teor de cálcio e ferro também contribui para o desenvolvimento ósseo do bebê, prevenindo a má formação fetal.
Benefícios do açaí para as mamães
Toda gestante sabe que um dos grandes riscos na gravidez é a diabetes gestacional, uma condição em que ocorre o aumento da resistência insulínica causada pelos hormônios gestacionais, o que pode gerar hiperglicemia.
Para o bebê, a diabetes gestacional pode aumentar o risco de desenvolver obesidade e diabetes no futuro. Além de poder sofrer crescimento excessivo (macrossomia fetal), desenvolver dificuldades no parto e hipoglicemia neonatal.
Em um cenário de prevenção, o açaí entra justamente como um ótimo aliado, por ter um sabor que neutraliza a vontade de comer doce, aumentando a sensação de saciedade, resultando na melhoria na saúde sanguínea da futura mamãe.
A fruta também é sensacional na hora de dar um reforço às barreiras imunológicas do organismo. Devido aos antioxidantes presentes no açaí, ele consegue fornecer os insumos necessários para o fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a capacidade do corpo em combater infecções por bactérias, fungos e vírus.
Sendo rico em vitaminas C, E, B1, B2, B3 e ômega 9, além de cálcio e ferro, especialistas afirmam que o açaí pode ser consumido até duas vezes ao dia durante a gravidez, desde que da maneira mais natural possível e sem adição de açúcares.
Benefícios do açaí para os bebês
Quando se fala de gravidez, uma mãe saudável corresponde quase plenamente a um bebê saudável, mas, o açaí vai além e proporciona benefícios específicos para a formação da criança.
O primeiro grande ganho está no fato de a fruta ser rica em ácido fólico, uma substância imprescindível para uma boa formação do tubo neural, estrutura responsável pela formação do sistema nervoso central do bebê. Ou seja, a futura mamãe que toma açaí regularmente, principalmente desde antes de engravidar, garante a redução do risco de anomalias na formação do feto.
A fruta também ajuda na formação do corpo da criança, pois o açaí oferece boas doses de cálcio: elemento muito importante para o desenvolvimento dos ossos e a cartilagem do bebê no começo da sua formação.
Os mesmos antioxidantes que ajudam a mamãe a ter um sistema imunológico forte para combater doenças, realizam um trabalho muito parecido no organismo do bebê, indo um pouco mais longe, ao oferecer uma proteção a mais contra o desenvolvimento de câncer, atuando contra os radicais livres das células.
Verdade prática: o açaí é um dos alimentos mais bem-vindos que uma mamãe pode incluir no cardápio durante o período gestacional! Consulte seu nutricionista para avaliar possíveis indicações específicas do consumo da fruta.
Saúde!